USO DE REAGENTES VENCIDOS E OS SEUS CUIDADOS ANALITÍCOS EM EXAMES LABORATÓRIAIS

Autores

  • Higor Braga Cartaxo Faculdade Santa Maria-FSM https://orcid.org/0000-0003-3295-0409
  • José Normando Cartaxo Lopes Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Raony Mangueira Lima Lopes Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Resumo

RESUMO - Um dos casos mais abordados nos laboratórios públicos é a importância do controle de qualidade, para identificar qual a precisão e a confirmação exata do exame elaborado, com isso, para laboratórios de pequeno a grande porte, é preciso que o resultado seja correto, oferecendo aos pacientes um bom diagnóstico e que o médico consiga realizar um tratamento de forma adequada. Isso atenta para a importância do profissional da saúde de fazer a manutenção e ficar atento às datas de vencimento dos reagentes, pois caso aconteça um erro analítico, como o que está sendo abordado, irá trazer vários malefícios para o paciente, não obtendo um diagnóstico preciso e podendo ocasionar até problemas graves ao quadro clínico da saúde do paciente. O presente estudo tem como enfoque abordar uma revisão da literatura sobre o uso de reagentes vencidos e os seus cuidados em exames laboratoriais com objetivo de mostrar a importância dos métodos analíticos para que tenham atenção nos reagentes que são utilizados. Foram utilizados quatro artigos no levantamento bibliográfico, nos idiomas português e inglês, sendo estes coletados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências Sociais e da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PUB-MED). Devido à falta de vigilância em centros que vendem o material que serve de uso biológico e a importância de monitoramento continuo da mercadoria fornecida, os donos desses estabelecimentos se preocupam em vender seu produto mesmo sem levar em consideração o risco que pode causar para o paciente que depende desse reagente. Caso seja um reagente que precise ser digerido, como o glucol, em casos de vencimento, pode acarretar várias complicações no organismo do enfermo como infeções e problemas digestórios gerais, causando danos diretos à saúde do paciente. Além disso, deve ser levado em consideração que o reagente vencido atrapalha diretamente o método laboratorial, as complicações a serem mostradas são os erros analíticos na interpretação do material coletado e analisado, e em determinados casos até danificação do aparelho, caso seja um mais moderno e sensível. O enfoque principal está relacionado à interpretação, por isso o cuidado e o dever do gestor laboratorial em analisar os seus materiais. Ao observar a prevalência de material fora do prazo de validade sendo vendido pelo fornecedor, o mais indicado é comunicar a agência de vigilância sanitária para investigar o caso e punir de forma justa o gestor do local, além de saber qual o material melhor a ser utilizado e a sua qualidade, dessa forma os exames laboratoriais serão mais confiantes e mais indicados devido ao cuidado do ambiente com o paciente.

Palavras-chave: Controle de qualidade. Reagentes. Exames laboratoriais.

Biografia do Autor

Higor Braga Cartaxo, Faculdade Santa Maria-FSM

Graduando em Ciências da saúde - Farmácia pela Faculdade Santa Maria – FSM. Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Saúde

José Normando Cartaxo Lopes, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Graduado em Odontologia pela Universidade Regional do nordeste;; Mestre em Saúde Pública UNINTER, Py; Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela Associação Brasileira de Odontologia; Docente pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG.

Raony Mangueira Lima Lopes, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Docente da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande  - UAETSC/CFP/UFCG. Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Saúde.

Downloads

Publicado

2020-06-07