A NOVA FORMAÇÃO DE FAMÍLIA: A FAMÍLIA HOMOAFETIVA

Autores

  • Marcos José Vinícius Duarte Caldas Faculdade Santa Maria-FSM
  • Leandro Nonato da Silva Santos https://orcid.org/0000-0003-3295-0409
  • Nívea Mabel de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Aissa Romina Silva do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Anubes Pereira de Castro Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Resumo

A constituição da entidade família vem encarando um processo de mudança significativo dentro do contexto atual do que se pode designar de família. O conceito de família acoplasses a diversos aspectos, dentre os quais pode-se destacar a raça, no sentindo do acasalamento como decorrência do instinto de perpetuação da espécie, ou pela verdadeira aversão que  grande parte da entidade humana  têm a solidão. Podemos apontar família como grupo social que surge de forma natural, a partir da necessidade do homem. Diante do exposto o objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão acerca da nova modalidade de família.  A presente construção trata-se de um estudo teórico-reflexivo, construído com base na leitura crítica de matérias científicos e alternativos, como depoimentos. O estudo aproxima-se da abordagem qualitativa, tendo como premissa a interpretação e a analise das informações obtidas por meio do levantamento de dados bibliográficos e informações adicionais. A análise das informações obtidas revelaram que a antiga concepção dos clássicos modelos familiares cedeu espaço ao afeto como real definidor dos núcleos familiares. Nesse sentido percebe-se que  a entidade  família se transforma-se de acordo com o momento histórico e social. O modelo matrimonial consagrado até então, deixou de ser o único reconhecido pelo direito, e novas configurações apresentam-se, na luta cotidiana pelo reconhecimento social e jurídico de existência. Compreende-se que família e sociedade modificam-se mutuamente ao longo do tempo  traduzindo as inferências impostas a ambas. Alguns obstáculos ainda se fazem presentes nos moldes de compreensão e entendimento acerca dos novos modelos familiares, dentre os quais destacam-se as crenças religiosas de forte domínio e as questões de gênero e ideologias peculiares, implicando em compreender não somente o novo molde de família mais a diversidade implicada a essa nova modalidade socialmente revelada.  Concluímos que atualmente fatores ligados a preconcepção do que seria família ainda é muito arraigado no preconceito  na sociedade, e  que esta necessita  considerar e analisar os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade enquanto sujeito de existência. A família é vista  como  um  instrumento  de  desenvolvimento  pessoal  de  cada  indivíduo, a forma de constituição desse núcleo em discurso amplamente debatido seja por classe de minorias e estudiosos do tema deve estar pautada em aspectos que priorizem formas de cidadania consciente, imbricadas pelo amor de poder ser quem é, e existir sem medo.

 

Palavras chave: Família, modelo matrimonial, sociedade.

Biografia do Autor

Marcos José Vinícius Duarte Caldas, Faculdade Santa Maria-FSM

1Bacharel em Psicologia pela Faculdade Santa Maria-FSM, Cajazeiras-PB, Especialista em Gestão em saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB, Atuação em psicologia clínica na modalidade presencial e on-line com embasamento na psicologia humanista.

Leandro Nonato da Silva Santos

Enfermeiro pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras-PB. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. Atualmente Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Saúde GPVS/UFCG/CNPq, Integrante do banco de Professores Visitantes que atendem, quando convocados, as demandas do Projeto de especialização em saúde pública e projeto de especialização em estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher do Centro de Educação Permanente em Vigilância a Saúde (CEVIG) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE). Docente horista de Cursos Profissionalizantes do Instituto Profissionalizante Maria Marcolino-IPMM.

Downloads

Publicado

2020-06-07