O FIM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES DIAGNÓSTICADOS COM CÂNCER TERMINAL

Autores

Resumo

RESUMO – O devido trabalho vem instituir uma análise sob o ponto de vista dos profissionais de saúde, com relação aos cuidados paliativos em pacientes com diagnóstico de câncer terminal. O câncer vem se tornando um grande agravo de saúde pública, matando milhares de pessoas ao longo dos anos. Os profissionais da saúde buscam nos estudos uma reflexão sobre melhores terapêuticas para os indivíduos com o problema terminal, muita das vezes, para o câncer não há possibilidade de cura, e o único caminho a seguir seria morrer com qualidade de vida, trazendo à tona a principal função dos cuidados paliativos. Objetiva-se conhecer as perspectivas dos profissionais da saúde, que lidam com pacientes enfrentando o fim da vida. Trata-se de um estudo exploratório, por meio de revisão de literatura científica de abordagem qualitativa, no qual foram utilizadas as bases de dados para pesquisa de referência sobre o tema, a saber: Biblioteca Virtual em Saúde e Scientific Eletronic Library Online. Estabeleceram os termos “Cuidados paliativos†AND “Câncer terminal†AND “Profissional da saúdeâ€. Para a pesquisa, foram escolhidos os estudos publicados nos últimos cincos anos, escritos em português e que estão à disposição para o acesso na íntegra, excluindo os artigos que não tinham ligação com o objeto do estudo. A morte é muito discutida na área da saúde e é feita uma análise para definir, projetar e comunicar o "morrer" que permite explicar como o fim da existência é visto pelos profissionais desse tipo de serviço: como um método de preparação – individual, psicológico e emocional - pela morte, e, os profissionais buscam o conforto, a dignidade e o zelo pela vida de cada paciente, visando um todo. Os cuidados paliativos exercem função de garantia na melhora da expectativa de vida dos pacientes, que estão enfrentando um grave problema de saúde que ameaça suas vidas, com intervenções que buscam o alívio da dor e de outros sintomas físicos, psicológicas, sociais e espirituais. Às vezes torna-se doloroso para a equipe do hospital, ao ver o sofrimento do enfermo e da família, restando, então, a estes, garantirem um pouco de alegria, conforto e o dever de ter feito tudo para vencer o problema, e que nada foi deixado para trás. Os profissionais envolvidos nos cuidados elaboram, planejam e executam a melhor forma possível de garantir um ‘final de vida’ digno, respeitando os limites, e as dificuldades de cada indivíduo, e buscando a avaliação como um todo, não só ao adoecido, mas também à sua família e amigos. Para tanto, é preciso conscientizar o doente e a família sobre o estado de saúde, e buscar alternativas que visem qualidade e conforto, evitando, assim, mais sofrimento e dor para todos os envolvidos. Nesse ponto, os trabalhadores da saúde oferecem cuidados que dignificam o paciente, promovendo alívio e confiança, proporcionando um morrer menos doloroso, e que sem o tratamento desgastante, haveria uma sobrevida maior.

 

Palavras-chave: Cuidados paliativos. Câncer. Profissional da saúde.

Biografia do Autor

Leandro Nonato da Silva Santos

Enfermeiro pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras-PB. Especialista em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. Atualmente Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Saúde GPVS/UFCG/CNPq, Integrante do banco de Professores Visitantes que atendem, quando convocados, as demandas do Projeto de especialização em saúde pública e projeto de especialização em estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher do Centro de Educação Permanente em Vigilância a Saúde (CEVIG) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE). Docente horista de Cursos Profissionalizantes do Instituto Profissionalizante Maria Marcolino-IPMM.

Downloads

Publicado

2020-06-07