Crise convulsiva: Cuidados de enfermagem ao paciente na urgência e emergência

Autores

Resumo

Introdução: A crise convulsiva é um distúrbio elétrico anormal que ocorre no cérebro vindo a manifestar reações diversas no organismo. Não só cuidado técnico de verificação dos sinais vitais e administração de medicamentos deve ser priorizado no atendimento ao paciente convulsionando. A falta de conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto às características da crise interfere na identificação e diferenciação com os distúrbios paroxíticos. Objetivo: Evidenciar da literatura informações sobre os cuidados de enfermagem ao paciente em crise convulsiva na urgência e emergência, bem como a importância dessa assistência. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando como base de dados o Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde através do Scientific Eletronic Lybrary Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane Brasil, buscou-se os estudos publicados nos últimos 10 anos (2007 a 2017). Os critérios de inclusão foram estudos na íntegra em língua portuguesa, que retrate a temática referente e publicado e indexado nos referidos bancos de dados. Resultados: Esse estudo ajuda no aprimoramento da assistência de enfermagem aos pacientes em crise convulsiva na urgência e emergência, uma vez que pode ser confundidas com outros distúrbios paroxísticos e assim, possíveis complicações nas intervenções.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Sarmento Pereira

Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência da Faculdade Integradas de Patos/FIP

Glácia de Souza Abreu

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB

Nívia Maria da Silva

Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Santa Maria/FSM

Katiana Macêdo Duarte

Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Santa Maria/FSM

Juliane de Oliveira Costa Nobre

Doutora em ciências da saúde- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo/FCMSCSP.

Referências

ALMEIDA, P. M. V. et al. Análise dos atendimentos do SAMU 192: Componente móvel da rede de atenção às urgências e emergências. Esc Anna Nery 2016;20(2):289-295.

CRUZ, Domitila Mazuimda.Um “olhar†da enfermagem sobre os pacientes com epilepsia. Centro Universitário La Salle, Canoas, p. 01 a 49, Julh. 2007.

FILHO, H.S.M. Abordagem das Crises Epilépticas na Emergência Pediátrica. Revista de Pediatria SOPERJ - v. 13, no 2, p29-34 dez 2012.

NASCIMENTO, A.D. Perfil dos casos de crise convulsiva atendidos no pronto Atendimento infantil de macapá no ano de 2013. TCC ( monografia) - Curso de Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem –Urgência e Emergência do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. 2014.

SANTOS, A. C. dos; MOURA, D. A. et al. Reflexão sobre o papel da enfermagem ao paciente com epilepsia no atendimento intra e extra-hospitalar. Rev de Enfermagem UFPE On Line, Recife,v.9, n.9, p.9285-95, set., 2015.

SOUSA, F. C. F. de; MORAIS, T. C. et al. Convulsões induzidas por cocaína em modelos animais: uma revisão sistemática sobre envolvimento das monoaminas, participação do estresse oxidativo e efeitos de psicofármacos. Rev. Eletrônica de Farmácia, V. 5, N. 3, p.01 - 08, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS. Avaliação e manejo domiciliar de crise convulsiva. São Luís, 2014, Unidade 04, Módulo19.

ZANARDO, L.H. Intervenção educativa no conhecimento dos profissionais de enfermagem na assistência em crise convulsiva. TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Urgência e Emergência. 2014.

Downloads

Publicado

2020-09-20

Edição

Seção

Artigos