HOMOFOBIA FAMILIAR: NÚCLEO DISCRIMINATÓRIO DA POPULAÇÃO LGBT

Autores

  • Jorge Daniel Lucena de Santana UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Vitória Sales Firmino
  • Nathiene Patrícia Ferreira Am Rolim
  • Aissa Romina Silva do Nascimento

Resumo

A família enquanto entidade que reivindica o direito de definir as normas da sexualidade entre seus componentes, é produto de uma construção histórica em que a heteronormatividade é imposta e a homofobia – em muitos casos – se manifesta como o instrumento para combater e doutrinar aqueles que não seguem os padrões sociais. A partir de uma revisão bibliográfica integrativa, com uma análise focada nas teorias pós-estruturalistas buscou-se refletir sobre a manifestação da homofobia no meio familiar, desenvolvendo ainda uma genealogia dos efeitos que esses comportamentos desencadeiam nos indivíduos. Observou-se que na família a homofobia ainda se manifesta de maneira obscura e é evidencianda uma carência de discussões acerca desta na literatura cientifica brasileira, embora apresente-se como algo considerado importante pelo auxilio na tentativa de minimizar os danos que acabam por ocorrer nos espaços classificados enquanto macrossociais. Conclui-se, portanto, que a família deve ser percebida enquanto um alvo para o desenvolvimento de políticas públicas educativas que defendam os direitos humanos e possam combater quaisquer tipos de discriminação e/ou violência.

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA, L. B. da. Juventude e sexualidade. Brasília: UNESCO, 2004.

ALMEIDA, A. L. N. O gênero construído: a influência do conceito na construção de identidade de duas iguais. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo: Dossiê, n. 19, abr., 2017.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BORGES, R. da C. Pais e mães heterossexuais: relatos acerca da homossexualidade de seus filhos e filhas. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), 242pp, 2009.

BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

CARRARA, S.; RAMOS, S.; CAETANO, M. (Coord.). Política, direitos, violência e homossexualidade: 8ª Parada do orgulho LGBT. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

CASTAÑEDA, M. A experiência homossexual: explicações e conselhos para os homossexuais, suas famílias e seus terapeutas (TEIXEIRA-FILHO, F.; HERVOT, B. - Trad.). São Paulo: A Girafa Editora, 2007.

DONZELOT, J. A polícia das famílias. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, M. Sexualidade e solidão. In.: MOTTA, M. B. da (Org.). ética, sexualidade, política (pp. 92-103). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

MASON, M. J. Vergonha: reservatório dos segredos na família. In.: IMBER-BLACK, E. (Org.). Os segredos na família e na terapia familiar (pp. 40-54). Porto Alegre: Artmed, 2002.

MELLO, L; MAROJA, D.; BRITO, W. Políticas públicas para população LGBT no Brasil: um mapeamento crítico preliminar. 2010. Disponível em http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277347233_ARQUIVO_PPLGBT-FG2010.pdf Acesso em 11 de setembro de 2018.

MISKOLCI, R. Reflexões sobre normalidade e desvio social. Estudos de Sociologia, Araraquara, 7(13/14), 109-126, 2003.

SCHULMAN, S. Homofobia familiar: uma experiência em busca de reconhecimento. Revista Bagoas, 5, 67-78, 2010.

SINGLY, F. O nascimento do “indivíduo individualizado†e seus efeitos na vida conjugal e familiar. In.: PEIXOTO, C. E.; SINGLY, F.; CICCHELLI, V. (Orgs.). Família e individualização (pp. 13-19). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

TOLEDO, L. G. “Será que eu tô gostando de mulher?â€: tecnologias de normatização e exclusão da dissidência erótica feminina no interior paulista. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Assis), 434pp, 2013.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos