SUICÍDIO DE UNIVERSITÁRIOS: O VAZIO EXISTENCIAL DE JOVENS NA ATUALIDADE E A PRESSÃO DA VIDA ACADÊMICA

Autores

  • Francisca Brigyda Alves Pereira UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Maria Rogéria Feitosa Aquino
  • Anúbes Pereira de Castro

Resumo

O presente trabalho apresenta o importante potencial em explorar a saúde mental dos estudantes especificamente dos universitários. Esse estudo descritivo tem por objetivo explorar os principais motivos responsáveis pelo suicídio de universitários e a ansiedade dos mesmos em relação ao futuro. A estrutura atual da vida acadêmica, repleta de pressões para a escolha do curso e para ter um diploma, ameaça do desemprego e fracasso profissional têm desencadeado a depressão, a ansiedade e o uso excessivo de medicamentos, de modo que a saúde fragilizada dos universitários se conecta com as causas de suicídios no meio acadêmico em todo o Brasil.   Assim, favorecer a criação de estratégias de cuidado e que possam acolher o aluno em sua dimensão existencial.

 

Referências

BRASIL. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Depressão na universidade: como a pressão acadêmica afeta a saúde mental, 2018. Disponível em: https://www.geledes.org.br/depressao-na-universidade-como-pressao-academica-afeta-saude-mental/. Acesso em: 20 out. 18.

BRASIL. Secretaria da saúde. Saúde mental. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2862. Acesso em: 25 out. 18.

BRASIL. Ministério da saúde. Ministério da saúde divulga dados sobre casos de suicídio no Brasil, 2018. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/09/ministerio-da-saude-divulga-dados-sobre-casos-de-suicidio-no-brasil.html. Acesso em: 29 out. 18.

BRODY , J. E; Taxa de suicídio entre universitários só cresce; veja como evitar, 2018. Disponível em: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/05/suicidio-e-a-segunda-causa-de-morte-entre-universitarios-veja-como-evitar.htm. Acesso em: 29 out. 18.

DUTRA, E. Ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de psicologia da UFRN. Relatório de pesquisa apresentado à Pró-reitoria de Pesquisa-Propesq/UFRN, 2007. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v12n3/artigos/html/v12n3a13.html. Acesso em: 29 out. 18.

SANTANA, A. L; Suicidío. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/suicidio/. Acesso em: 27 out. 18.

MOREIRA, D. M; Ansiedade. Disponível em: https://www.infoescola.com/psicologia/ansiedade/. Acesso em: 29 out. 18.

RONCOLATO, M; A taxa de depressão entre estudantes da pós – graduação, segundo esta pesquisa, 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/04/02/A-taxa-de-depress%C3%A3o-entre-estudantes-da-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-segundo-esta-pesquisa. Acesso em: 29 out. 18.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos