ACESSIBILIDADE PUERPERAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Fábio Geraldo de Araujo UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Edicleide Martins da Silva
  • Anúbes Pereira de Castro

Resumo

A assistência puerperal, desenvolvida pela Unidade de Saúde da Família (USF), não se volta apenas para o diagnóstico precoce e reabilitação de agravos à saúde, mas deve-se estar voltada para ações de promoção e proteção à saúde das parturientes. A pesquisa objetiva analisar o processo de acessibilidade das puérperas na Atenção Primária em Saúde, por meio de pesquisa bibliográfica, através de informações obtidas de artigos científicos indexados nas bases de dados da  SciELO - Scientific Eletronic Library Online, Literatura em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), foi realizado a análise dos objetivos, resultados, discussão e considerações finais de cada obra acadêmica publicada nos últimos cinco anos (2013 a 2017), sobre o tema em comento. Tomando por base os estudos analisados foi possível verificar que a literatura evidencia a importância da acessibilidade puerperal, entretanto existem obstáculos ao que concerne o acesso das mulheres até os serviços de saúde ofertados, sendo a puérpera vista apenas como mãe e, não, como mulher.

Referências

ANDRADE, R.D.; et al. Fatores que repercutem na saúde da criança. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 19(1) Jan-Mar 2015.

CASAGRANDA, C. V. Avaliação da qualidade da assistência puerperal: análise do primeiro e segundo ciclos do programa Nacional de Melhoria no Acesso e Qualidade da Atenção Básica. Dissertação do Mestrado em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

CÔRREA, M.S.M. Acolhimento no cuidado à saúde da mulher no puerpério.

Cad. Saúde Pública 2017; 33(3):e00136215

GARCIA, E. S. G. F.; et al. Assistência de enfermagem às puérperas em unidades de atenção primária. Revista de Enfermagem da UFPE, v. 7, n. 10, p. 5923-5928, 2013.

HOLANDA, C.S.M., et al. Estratégias de desenvolvimento, acompanha¬mento e avaliação do atendimento da gestante no ciclo gravídico-puerperal. Rev Panam Salud Publica. 2015;37(6):388–94.

LIMA, T.B.; SOARES, D.J. Atenção e cuidados necessários a mulher no puerpério imediato. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), 2018.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departa¬mento de Ações Programáticas Estratégicas, Ãrea Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007.

SILVA, E.C. et al. Puerpério e assistência de enfermagem: percepção das mulheres. Rev enferm UFPE on line., Recife, 11(Supl. 7):2826-33, jul., 2017.

VIEIRA F. et al. Diagnósticos de enfermagem na nanda no período pós-parto imediato e tardio. Esc Anna Nery. 2010 jan/mar;14(1):83-9.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos