AVALIAÇÃO DAS AÇÕES PROGRAMÁTICAS DE HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE BONITO DE SANTA FÉ – PB

Autores

  • Silvana Gomes da Silva UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Luana Couto Assis Leitão

Resumo

A hanseníase é uma doença endêmica nacional e nos últimos anos apresenta redução importante no número de casos, no entanto, ainda constitui um problema de saúde pública. O referido estudo objetivou avaliar as ações programáticas de hanseníase através de uma pesquisa avaliativa que emprega o estudo transversal com abordagem quantitativa, a coleta de dados foi realizada mediante a avaliação dos prontuários e do Sistema de Informação de Agravos e Notificações. Os resultados deste estudo, mostraram que os pacientes com hanseníase em sua maioria, eram do sexo feminino e da forma multibacilar, o diagnóstico destes casos, eram realizados através da demanda espontânea e a busca ativa, observou-se ainda que a vigilância dos contatos intradomiciliares não eram realizadas, e que o tempo de tratamento dos casos como paucibacilares ocorreram nos seis meses, já os multibacilares acima dos doze meses. Em relação à prevenção de incapacidades a maioria foram avaliadas, sendo prevalente o Grau I, as quais foram realizadas no momento do diagnóstico em (89,6%) dos casos e no encerramento apenas (55,17%).Os dados do Sinan indicam que o modo de entrada em sua maioria no sistema foram de (89,6%) como caso novo, e que (10,4%) dos contatos intradomiciliares foram examinados. Em relação ao tipo de saída (58,62%), foi por cura, (24,13%), a taxa de abandono, (6,89%) transferência e (10%) encontrava-se em tratamento. É mister afirmar que as ações de prevenção e controle da hanseníase não eram realizadas de forma efetiva, observando a situação de encerramento dos casos nos prontuários. A hanseníase é um problema de relevância social, o que sugere a necessidade de incrementar as medidas de prevenção e controle. O estudo aponta também, a necessidade de compreender esse contexto, e estabelecer medidas para melhorar a assistência, a qual permitirá benefícios no âmbito social e científico fornecendo subsídios para o planejamento e a tomada de decisão.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Vigilância em saúde: dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e tuberculose. Brasília: Ministério da Saúde. Serie A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o controle da Hanseníase, 2002.

CAMPOS, S.S.L, Junior A.N.R, Pontes L.R.S.K, Heukelbach J. Epidemiologia da hanseníase no município de Sobral, Estado do Ceará - Brasil, no período de 1997 a 2003. Hansenologia Internationalis. Bauru, v. 30, n. 2, p. 167 - 173, 2005.

HARTZ, Z.M.A. Avaliação dos programas de saúde: perspectivas teóricas metodológicas e políticas institucionais. Ciência e Saúde Coletiva, Salvador, v. 4, n. 2, p. 341-353.1999.

LASTÓRIA J.C, Macharelli C.A, Puttinatti M.S.M.A. Hanseníase: realidade no seu diagnóstico clinico. 2003; 28(1): 53-58.

MENDES, M.S, Trindade L.C, Cantídio M.M, Aquino J.A.P, Campos G.P, Zamora A, et al Descentralização das ações de controle da hanseníase em João Pessoa (Paraíba): a visão dos gestores. Cadernos Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 217 - 230 2008.

MOREIRA, T.M.A. Estudo de caso da avaliação da descentralização das ações programáticas de hanseníase. 184 p. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2002.

NOVAES, H.M.D. Avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 547-59, out. 2000.

SILVA, l.M.V; Formigli,V.L.A. Avaliação em Saúde: limites e perspectivas. Caderno de Saúde Pública, vol. 10, nº 01, Rio de Janeiro, Janeiro/Março, 1994.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos