AUDITORIA EM ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM ACERCA DA APLICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Alison Rener Araújo Dantas UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Joseph Gabriel Cardoso do Nascimento
  • Valceni Pinto de Alencar
  • Leandro Nonato da Silva Santos

Resumo

A auditoria nos serviços de saúde, está cada vez mais presente, e o profissional enfermeiro é o principal ator que exerce essa função. O presente estudo teve como objetivo analisar e expor o que diz as produções científicas acerca do tema auditoria em enfermagem e a aplicação desta no serviço de saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada no mês de junho de 2018, e que teve como base artigos publicados no intervalo entre os anos de 2010 e 2016. O levantamento bibliográfico se deu na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), tendo como descritores “auditoria em enfermagem†e “assistência a saúdeâ€. A amostra foi composta por cinco artigos, sendo dois artigos publicados no ano de 2010, é apenas um publicado nos anos de 2011, 2012 e 2016. Todos os artigos que compõem a amostra, abordam de maneira geral pontos significativos sobre a temática da auditória em enfermagem e a assistência, explanando, principalmente a função e importância do enfermeiro auditor. Através da literatura, percebeu-se que a auditoria de enfermagem é definida como uma análise sistematizada do serviço prestado, devendo ser por meios quantitativos e qualitativos, porém, principalmente no serviço privado, a esfera quantitativa tem recebido mais destaque, através do controle contábil. 

 

Referências

DIAS, T.C.L; SANTOS, J.L.G; CORDENUZZI, O.C.P; PROCHOW, A.G. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 64, n.5, p.931937, Oct. 2011.

PINTO, K.A; MELO, C.M.M. A prática da enfermeira em auditoria em saúde. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 671-678, Sept. 2010

SCARPARO, A.F; FERRAZ, C.A; CHAVES, L.D.P; GABRIEL, C.S. Tendências da função do enfermeiro auditor no mercado em saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 19, n. 1, p. 85-92, Mar. 2010.

SEGATELI, T.N; CASTANHEIRA, N. A atuação do profissional enfermeiro na auditoria em saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento |vol. 7, n.4 | jan – dez 2015.

SILVA, M.V.S; SILVA, L.M.S; DOURADO, H.H.M; NASCIMENTO, A.A.M; MOREIRA, T.M.M. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 65, n. 3, p. 535-538, June 2012.

VIANA, C.D; BRAGAS, L.Z.T; LAZZARI, D.D; GARCIA, C.T.F; MOURA, G.M.S. implantação da auditoria concorrente de enfermagem: um relato de experiência. Texto contexto-enferm., Florianópolis, v.25, n.1, e3250014, 2016.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos