INTERNAÇÕES DE VÍTIMAS DE AGRESSÃO SEXUAL POR MEIO DE FORÇA FÍSICA NO BRASIL

Autores

  • Williane de Oliveira Silva UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Ana Paula Amorim da Silva Lira
  • Myrelle Kelly Pereira Januário
  • Jessika Lopes Figueiredo Pereira Batista

Resumo

 

RESUMO: O abuso sexual é um grave problema da saúde pública, que leva a um elevado número de internações por ano em todo o país. O abuso sexual é caracterizado como uma atividade sexual não desejada, na qual o agressor faz uso de ameaças e de sua força física para envolver a vítima e praticar atos contra sua vontade. Portanto, este estudo analisar os casos de internação hospitalar das vítimas de agressão sexual por meio da força física no Brasil entre 2015 a 2017. Constitui-se em um estudo descritivo, de base secundária com abordagem quantitativa, realizado em outubro de 2018, através do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), disponível de forma online no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A amostra foi composta pelo quantitativo de 720 internações. Foi identificado que a região Sudeste detém o maior número de internações, sendo as principais vítimas do sexo feminino, na faixa etária entre 10 a 14 anos. Tratar acerca da violência sexual ainda é delicado, já que na maioria dos casos, o ato da denúncia do abuso sexual nem sempre acontece, já que o abusador geralmente é o único provedor da família o que faz com que o agressor saia impune, pois as vítimas se conformam a viver com esse tipo de violência, ou até mesmo pelo fato do medo ou vergonha da vítima de relatar a alguém e pedir ajuda, além do não entendimento da situação a depender da idade.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Ãrea Técnica de Saúde da Mulher. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes. 5. ed. Brasília: Ministério da Saúde. 2015.

________.Ministério da Saúde. Viva: instrutivo de notificação de violência doméstica, sexual e outras violências. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

HIGA, R. et al.. Atendimento à mulher vítima de violência sexual: Protocolo de Assistência de Enfermagem. Rev Esc Enferm USP, v. 2, p. 377-82. 2018.

KRUG et al., World report on violence and health, Organização Mundial da Saúde, Genebra. 2002.

LÈVI-STRAUSS, C. As estruturas elementares do parentesco. (M Ferreira, Trad.) Petrópolis. 2014.

MADANES, C. Sexo, Amor e Violência. Editora: São Paulo. 2013.

MARTINS, C. B. G.; MELLO JORGE, M. H. P. Abuso sexual na infância e adolescência: perfil das vítimas e agressores em município do sul do Brasil. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 246-55. 2010.

OLIVEIRA et al. Violência sexual e coocorrências em crianças e adolescentes: estudo das incidências ao longo de uma década. Cien saúde coletiva, v. 19, n. 3. 2014.

PERALVA, A. Violência e Democracia: O paradoxo brasileiro. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

SANTOS, M. J. et al. Caracterização da violência sexual contra crianças e adolescentes na escola – Brasil, 2010-2014.Epidemiol. Serv. Saúde, v. 27, n. 2. 2018.

SINIMBU, R. B. et al. Caracterização das vítimas de violência doméstica, sexual e/ou outras violências no Brasil – 2014. Rev Saúde em foco, v. 1, n. 1. 2016.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos