SINTOMAS PSICÓTICOS: ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS FRENTE AOS QUADROS PSICÓTICOS

Autores

  • Andreza Kelly de Assis Alexandre UFCG/CCJS/UAD - Campus de Sousa - PB
  • Ilyandra Rita de Sousa Oliveira
  • Anúbes Pereira de Castro

Resumo

Objetivou-se com esse estudo descrever e analisar a atuação do profissional da saúde em relação a pacientes que apresentam algum tipo de quadro psicótico, psicose (que é uma desordem psíquica que não diz respeito ao âmbito da personalidade) e existem inúmeros tipos de psicose ou transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, epiléticos ou psicose maníaco depressivo são alguns exemplos de psicopatias mais conhecidas que existem, pesquisa coordenada por Paulo Rossi Menezes professor do departamento medicina (FM-USP) mostrou que os primeiros episódios de transtornos psicóticos ocorrem entre homens e mulheres com idade média de 30 anos e que varia muito entre grandes centros urbanos e regiões mais rurais, sendo  que transtornos  psicóticos são responsáveis por uma proporção significativa de carga global de doenças, em razão da incapacitação que causam. tem ainda evolução bastante variada e podem levar a graus elevados de impossibilidade. “grande parte dos pacientes requer cuidados especializados em centros de psiquiatria e saúde mentalâ€, disse Menezes. Somado a isso será feito um maior detalhamento dos tipos de transtornos psicóticos, como também identificar os principais cuidados primários a exemplos terapêuticos, assistência até a medicação. Sendo o instrumento utilizado para construção do artigo o site cientifico eletrônico SCIELO e outros sites da internet.

Referências

ATLAS DA SAUDE, transtornos psicóticos. disponível em http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/transtornos-psicoticos.

BORGES, M.; COSTA, M.; CANÇADO, E. Assistência de enfermagem a paciente com comportamento antissocial como manifestações de personalidade psicopática.

GADIOLLI, B. Psicose maníaco depressivo. Disponível em http://psicosemaniaco-depressiva.blogspot.com/

KAROLINE, A; GOMES, T. Assistência de enfermagem aos indivíduos com transtornos mentais: uma revisão de literatura por metassíntese. Disponível em http://www.redalyc.org/html/2653/265319560022/

LUIZ, R; PAULA, A; KURCGANT, D; CREMONESE, E; GALLUCI, J. Transtornos mentais associados a epilepsia. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832005000300009.

MALAVAZI, G, centro de atenção psicossocial. Disponível em http://www.sermelhor.com.br/espaco/centros-de-atencao-psicossocial-caps-como-dispositivos-da-reforma-psiquiatrica.html

PAULON, W. Psicose maníaco depressiva. Disponível em http://portaldapsique.com.br/Artigos/Psicose_Maniaco_Depressiva.htm.

PSIQUIATRIA GERAL, esquizofrenia e transtornos psicóticos. Disponível em www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/psicot.htm

REDAÇÃO MINHA VIDA, psicose: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em www.minhavida.com.br/saude/temas/psicose

RITA, T; JOSE, G; VITOR, J; DAVOGLIO, M. Personalidade e psicopatia: implicações diagnósticas na infância e adolescência.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos