Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Preparação dos Trabalhos

Os artigos e notas científicas devem ser encaminhados via eletrônica e editados em Português, Inglês ou Espanhol e devem ser produtos de pesquisa em Sistemas Agroindustriais

O artigo científico (Modelo.doc) deve conter os seguintes conteúdos: Título (Português, Inglês e Espanhol); Resumo; Palavras-chave; Resumo; Palavras-chave; Resumo; Clab Palabras; Introdução, Materiais e Métodos; Resultados, Discussão; Conclusão; Agradecimento(s) e Referências.

A nota científica (Modelo.doc) deve conter os seguintes conteúdos: Título (Português, Inglês e Espanhol); Resumo; Palavras-chave; Resumo; Palavras-chave; Resumo; Palabras; Introdução, Materiais e Métodos; Resultados, Discussão; Conclusão; Agradecimento (ões) e Referências.

Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem apresentar parecer de um comitê de ética institucional já submetido. Alternativamente, pode ser enviado um dos modelos ao lado (Declaração Modelo Humano.doc,Declaração Modelo Animal.doc).

É obrigatório ou cadastro de todos os autores nos metadados de submissão. Deve ser preenchido todos os metadados, inclusive ORCID iD, URL (Currículo Lattes), Instituição / Afiliação (Não deve ser apenas uma sigla), País, POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES (Sim ou Não, Caso sim expor ou conflito), Resumo da Biografia (Ex .: departamento e área) e Agências financeiras. O trabalho não tramitará enquanto o item referido não for atendido.

 Na submissão deve ser anexada, como documento suplementar, uma Declaração de Concordância e Responsabilidade Autoral assinada por todos os autores ( Modelo.doc )

 Os conceitos e afirmações contidas nos artigos são de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

 Os artigos publicados em ordem de chegada.

 Os artigos não autorizados serão arquivados, no entanto, ou encaminhamento de uma justificativa pelo indeferimento.

Todos os artigos encaminhados devem pagar taxas de tramitação (Taxas). Artigos arquivados não sujeitos a taxa de tramitação reembolsada.

 ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO

 Composição sequencial do artigo

a) Título: no máximo com 18 palavras, em que apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maior; entretanto, quando o título tiver um subtítulo, ou seja, com dois pontos (:), a primeira letra da primeira palavra do subtítulo (ao lado direito dos dois pontos) deve ser mais importante.

b) Nome(s) do(s) autor(es):

• Deverá (ao) ser separado (s) por pontos e vírgulas (;), escritos sem abreviações, nos quais somente a primeira letra deve ser maior e o último nome sendo permitido pelo máximo 6 autores. Na versão submetida a avaliação não deve ser identificado pelos autores.

• Colocar uma referência no final do último sobrenome de cada autor para fornecer, logo abaixo, endereço institucional e E-mail:

• Em relação à sequência de sequências de autores informados na submissão à Revista, não serão permitidas alterações posteriores nessa sequência nem nos nomes dos autores.

c) Resumo: no máximo com 250 palavras. Para os artigos escritos em inglês, título, resumo e palavras-chave definidas, também, constar em português e espanhol, vindo nos dois casos primeiro no idioma principal.

 d) Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco, não constantes no título, selecionadas por pontos e com a primeira letra da primeira palavra maiúscula e a restante minúscula.

 e) Título em inglês: terá a mesma normatização do título em português ou em espanhol, sendo itálico.

 f) Resumo: no máximo com 250 palavras, devendo ser verdadeira tradução do resumo.

 g) Palavras-chave: terá a mesma normatização das palavras-chave.

 h) Resumen: no máximo com 250 palavras, devendo ser verdadeira tradução do resumo.

 i) Palabras Clave: terá a mesma normatização das palavras-chave.

j) Introdução: destaque para a relevância da pesquisa, incluindo revisão de literatura, no máximo 2 páginas. Não devem existir, na Introdução, equações, tabelas, figuras nem texto teórico básico sobre determinado assunto, mas sim sobre resultados de pesquisa. Deve constar os elementos necessários que justificam a importância do trabalho e no último item apresentado (s) objetivo (s) da pesquisa.

 k) Material e métodos: deve conter informações imprescindíveis que possibilitam a repetição de pesquisas, por outros pesquisadores.

 l) Resultados e discussão: os resultados obtidos devem ser discutidos e interpretados à luz da literatura.

 m) Conclusões: devem ser escritas de forma sucinta, isto é, sem comentários ou explicações adicionais, apenas nos resultados apresentados.

 n) Agradecimentos (opcional)

 o) Referências: O artigo enviado deve ter sido obrigatoriamente 75% de referências periódicas nos últimos dez anos. Não serão aceitas citações bibliográficas do tipo apud ou citado por, ou seja, como citações exibidas apenas como referências originais. Não será permitido aplicar anais de congressos. As referências de trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertação e teses) devem ser evitadas.

Edição do texto

a) Processador: Word para Windows

b) Texto: fonte Times New Roman, tamanho 12. , que deve ser em itálico. Em equações, tabelas e figuras não podem existir negrito. Evitar desenhos muito longos.

c) Espaçamento: com espaço entre linhas de 1,5,

d) Parágrafo: 0,75 cm.

e) Página: Papel A4, orientação retrato, margens superior e inferior de 2 cm e esquerda e direita de 1,5 cm, no máximo 20 páginas com números de linhas para artigos e 10 páginas numeradas para nota científica.

f) Todos os itens em letras maiúsculas, negrito, alinhados à esquerda.

g) Como grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

h) Tabelas e Figuras (gráficos, mapas, imagens, fotografias, desenhos).

• Como tabelas e figuras com texto em fonte Times New Roman, tamanho 8-10, e ser inseridas logo abaixo do parágrafo onde foram citadas a primeira vez. Exemplos de citações no texto: Figura 1; Tabela 1. Tabelas e figuras que possuem praticamente o mesmo título podem ser agrupadas em uma única tabela ou figura que gera, no entanto, um indicador de diferença. Uma letra indicadora de cada sub-figura em uma figura agrupada deve ser maior (exemplo: A), posicionada ao lado esquerdo da figura. As figuras agrupadas devem ser citadas no texto, da seguinte forma: Figura 1A; Figura 1B; Figura 1C.

• As tabelas não devem ter rastreamento vertical e o mínimo de rastreamento horizontal. Incluído o título da tabela, bem como as notas na parte inferior dentro da própria tabela, não no corpo do texto.

 • Como figuras não devem ter bordas e curvas (sem caso de gráficos) devem ter espessura de 0,5 pt, podem ser coloridas, mas sempre podem ser marcadores de legendas diversas. O título deve ficar acima da figura. Para não se tornar redundante, como figuras não devem ter dados constantes em tabelas. Gráficos, diagramas (curvas em geral) devem vir na imagem vetorial. Quando tratar bitmap de figuras (mapa de bits), uma resolução mínima deve ser de 300 bpi. Os autores devem primar pela qualidade de resolução das figuras, tendo em vista, boa compreensão sobre elas. As unidades nos eixos das figuras devem estar entre parêntesis.

Exemplos de citações no texto

 Como citações devem conter ou sobrenome do autor, que podem vir no início ou no final. Se colocadas no início do texto, o sobrenome aparece, apenas com a primeira letra em maiúsculo.

Ex .: Segundo Chaves (2015), os baixos índices de precipitação [...]

Quando citado no final da citação, o sobrenome do autor aparece com todas as letras em maiúsculo e entre parênteses.

Ex .: Os baixos índices de gastos (CHAVES, 2015)

Citação direta (é uma transcrição textual de parte da obra do autor consultado).

a) Até três linhas

Como citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, entre aspas duplas.

Ex .: De acordo com Alves (2015 p. 170) “como regiões semiáridas têm, como principais características, como luvas irregulares, variando espacialmente e de um ano para outro, variando consideravelmente, até mesmo dentro de algumas milhas de distância e em períodos de tempos diferentes, criando como colheitas de culturas imprevisíveis ”.

b) Com mais de três linhas

Como citações com mais de três linhas devem ser mostradas abaixo do texto, com 4 cm de margem esquerda, com letra tamanho 10, espaço simples, sem itálico, sem aspas, estilo “bloco”.

Ex.:

Os baixos índices de poluição e irregularidade do seu regime na região Nordeste, aliados ao contexto hidrogeológico, notadamente no semiárido brasileiro, contribuem para os reduzidos valores de disponibilidade hídrica na região. A região semiárida, além dos baixos índices pluviométricos (inferiores a 900 mm), é mostrada por temperaturas elevadas durante todo o ano, baixas amplitudes térmicas em termos de mídia mensais (entre 2 ºC e 3 ºC), forte insolação e altas taxas de evapotranspiração (CHAVES, 2015, p. 161).

Citação Indireta (Texto criado pelo autor do artigo com base no texto do autor consultado (transcrição livre)).

Citação com mais de três autores, indica apenas o primeiro autor, seguido da expressão e outros.

Ex .: A escassez de água potável é uma realidade em diversas regiões do mundo e no Brasil e, em muitos casos, a utilização predatória de recursos hídricos e a intensificação de atividades de caráter poluidor (CRISPIM et al., 2015).

 SISTEMA DE CHAMADA

Quando ocorrer uma similaridade de sobrenomes de autores, adicione-se como Últimos de seus prenomes; se existe a mesma coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Ex .: (ALMEIDA, R., 2015) (ALMEIDA, P., 2015)

(ALMEIDA, RICARDO, 2015) (ALMEIDA, RUI, 2015)

 Como citações de diversos documentos do mesmo autor, publicadas num mesmo ano, são diferenciadas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após dados e sem espaçamento, conforme uma lista de configurações.

Ex .: Segundo Crispim (2014a), o processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e conseqüente destruição de recursos naturais.

A vegetação ciliar desempenha uma função capaz de ecologia e hidrologia de uma bacia hidrográfica (CRISPIM, 2014b).

 Como citações indiretas de diversos documentos de vários autores, simultâneas, devem ser selecionadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.

Vários pesquisadores enfatizam que a pegada hídrica é um indicador de uso de água que considera não apenas o uso direto por consumidor ou produtor, mas também o uso indireto (ALMEIDA, 2013; CRISPIM, 2014; SILVA, 2015).

 a) Quando uma citação possuir apenas um autor: Folegatti (2013) ou (FOLEGATTI, 2013).

b) Quando a citação possui dois autores: Frizzone e Saad (2013) ou (FRIZZONE; SAAD, 2013).

c) Quando uma citação possui mais de dois autores: Botrel et al. (2013) ou (BOTREL et al., 2013).

Quando uma autoria de trabalho para uma instituição / empresa, cita ser sua sigla em letras maiúsculas. Exemplo: EMBRAPA (2013).

 

Referências

Como as bibliografias citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética pelo último sobrenome do primeiro autor e em ordem cronológica crescente, e conter os nomes de todos os autores. Citações de bibliografias não autorizadas ou comunicações pessoais não são aceitas na elaboração de artigos.

A seguir, são mostrados exemplos de formatação:

 a) Livros

NÃS, I. de A. Princípios de conforto térmico na produção animal. 1.ed. São Paulo: Ícone Editora Ltda, 2010. 183p.

 b) Capítulo de livros

ALMEIDA, F. de AC; MATOS, VP; CASTRO, JR de; DUTRA, AS Avaliação de qualidade e conservação de sementes no nível de produtor. In: Hara, T .; ALMEIDA, F. de AC; CAVALCANTI MATA, MERM (orgs.). Armazenamento de grãos e sementes nas propriedades agrícolas. Campina Grande: UFPB / SBEA, 2015. cap.3, p.133-188.

 c) Revistas

PEREIRA, GM; SOARES, AA; ALVES, AR; RAMOS, MM; MARTINEZ, MA Modelo computacional para alteração das perdas de água por evaporação na irrigação por aspersão. Engenharia Agrícola, v.16, n.3, p.11-26, 2015. 10.18378 / rebes.v7i2.4810.

 d) Dissertações e teses

DANTAS NETO, J. Modelos de decisão para otimização do padrão de cultivo em áreas irrigadas, baseadas nas funções de resposta da cultura à água. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) Universidade Federal de Campina Grande, Pombal. 2015.

 e) Informações do Estado

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 216, de 15 de setembro de 2004. Aprova o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Diário Oficial da União; Poder Executivo, 2004.

 Outras informações sobre normatização de artigos

 a) Na descrição dos parâmetros e variáveis de uma equação, pode haver um sinal de separação ou símbolo de sua descrição. A numeração de uma equação deve estar entre parênteses e alinhada à direita: exemplo: (1). As equações devem ser citadas no texto conforme os seguintes exemplos: Eq. 1; Eqs. 3 e 4.

b) Todas as letras de uma sigla devem ser maiores; já o nome por extenso de uma instituição deve ter apenas uma primeira letra de cada palavra.

c) Nos exemplos seguintes de citações no texto de valores numéricos, o formato correto é o que encontra o lado direito da lista:

10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 l; 45 ml = 45 ml; l / s = Ls-1; 27 o C = 27  o C; 0,14 m 3 / min / m = 0,14 m 3  min -1  m -1 ; 100 g de peso / ave = 100 g de peso por ave; 2 toneladas = 2 t; mm / dia = mm d -1 ; 2x3 = 2 x 3 (deve ser separado); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (deve ser junto).

A% é uma unidade única que deve estar junto ao número (45%). Quando o texto existe em valores numéricos seguidos, que possui a mesma unidade, coloca a unidade somente no último valor (Exemplos: 20 me 40 m = 20 e 40 m; 56,1%, 82,5% e 90,2% = 56 , 1, 82,5 e 90,2%).

d) Quando for pertinente, deixe os valores numéricos no texto, tabelas e figuras com no máximo três casas decimais.

f) Os títulos das bibliografias listadas devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra maiúscula, com exceção dos nomes exclusivos.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.