About the Journal

Foco e Escopo

O Journal of Agroindustry Systems é uma revista internacional que publica em línguas (Inglês, espanhol e ou português) e apresenta os resultados de estudos sobre toda ou parte da cadeia alimentar. Procure oferecer um fórum em que as mais diversas especialidades contribuam para o debate sobre o uso eficiente dos recursos alimentares no mundo. Em particular, seu objetivo é promover a integração entre as disciplinas de apoio à agricultura. Uma revista avançada nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Multidisciplinar e Interdisciplinar.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Journal of Agroindustry Systems adota como prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a menos três avaliadores. Estes terão o prazo de três (4) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

A indicação (recrutamento) de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos.

Primeira Etapa: Avaliação Básica

O editor ou assistente editorial verifica se o manuscrito recebido para determinar se ele se encaixa no objetivo e escopo da revista. Manuscritos para o escopo da revista são rejeitados.

Segunda Etapa: Verificação de similaridade

Todos os trabalhos passam por avaliação para verificação de plágio. Utiliza um software para verificar a semelhança com documentos publicados anteriormente. Todos os manuscritos contendo plágio, incluindo o auto-plagio, serão rejeitados.

Terceira Etapa 3: Revisão por pareceres

Utilizamos a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo submetido é pelo menos três avaliadores. Como identidades dos revisores e dos autores permanecem anônimas. Em alguns casos, de acordo com as recomendações dos avaliadores, uma segunda série de revisão por pares podem ser iniciados.

Quarta Etapa: Decisão de Aceitação/Rejeição

A decisão de aceitar um artigo baseia-se no parecer fornecido pelos avaliadores. Para ser aceito para publicação, o manuscrito deve receber recomendação positiva (aceite) de no mínimo dois avaliadores.

Periodicidade

O Journal of Agroindustry Systems apresenta periodicidade trimestral. Publica 1 volume por ano, com 4 fascículos: o primeiro é publicado entre os meses de janeiro e março, o segundo entre abril e junho, o terceiro entre julho e setembro e o quarto entre outubro e dezembro. Quando da publicação de um fascículo, O Journal of Agroindustry Systems comunica a todos os usuários cadastrados, através de e-mail, bem como publicamente notícia na página.

Existe uma Possibilidade de publicação de um fascículo especial por ano. Esse número está em parceria com eventos nacionais e internacionais com a divulgação de trabalhos premiados nesses eventos. Também existe a possibilidade de publicação de trabalhos na forma de revisão bibliográfica a convite de membros do corpo editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso imediato livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Esta obra está licencia com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite aos dois criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Declarações de Ética na publicação internacional

O Journal of Agroindustry Systems é editorada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito ao respeito moral condizente com a editora cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito no O Journal of Agroindustry Systems. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum periódico outro periódico.

Guia de Boas Práticas

O editor tem as seguintes responsabilidades:

O editor deve garantir que os manuscritos enviados sejam processados de forma confidencial e que nenhum conteúdo dos manuscritos seja divulgado a qualquer pessoa que não o autor, os revisores e a editores correspondentes, conforme apropriado.

O editor deve recusar-se de processar manuscritos se ele ou ela tiver algum conflito de interesse com qualquer um dos autores ou instituições relacionadas aos manuscritos.

O editor não deve divulgar os nomes e outros detalhes dos revisores a terceiros sem a permissão dos revisores.

O editor tem o direito de tomar a decisão final sobre se aceita ou rejeita um manuscrito com referência ao significado, originalidade e clareza do manuscrito e sua relevância para a revista.

O editor não deve, de modo algum, fazer qualquer esforço para obrigar os autores a citar seu periódico, quer como uma condição implícita ou explícita de aceitar seus manuscritos para publicação.

O editor não deve usar para sua própria pesquisa qualquer parte de qualquer dado ou trabalho relatado em artigos apresentados e ainda não publicados.

O editor deve responder prontamente e tomar medidas razoáveis quando ocorrer uma queixa ética em relação a um manuscrito enviado ou a um documento publicado, e o editor deve entrar em contato e consultar imediatamente o autor. Neste caso, uma retração ou correção formal escrita também pode ser necessária.

O revisor tem as seguintes responsabilidades:

O revisor que se sente desqualificado para revisar o manuscrito atribuído ou afirma que não pode cumprir o prazo para a conclusão da revisão deve notificar imediatamente o editor.

O revisor deve informar o editor e recusar-se de revisar o manuscrito se houver um conflito de interesse. Especificamente, o revisor deve recusar-se de revisar qualquer manuscrito de autoria ou co-autor de uma pessoa com quem tenha uma relação pessoal ou acadêmica óbvia.

O revisor deve tratar o manuscrito de forma confidencial. O manuscrito não deve ser divulgado ou discutido com outros, exceto quando autorizado pelo editor.

O revisor deve abordar objetivamente o trabalho de revisão por pares. A crítica pessoal do autor é inaceitável.

O revisor não deve usar para sua própria pesquisa qualquer parte de dado ou trabalho relatado em artigos apresentados e ainda não publicados.

O revisor deve notificar imediatamente o editor de quaisquer semelhanças entre o manuscrito em análise e outro documento publicado ou em consideração por outro jornal. O revisor deve imediatamente chamar a atenção do editor um manuscrito contendo material plagiado ou dados falsificados.

O autor tem as seguintes responsabilidades:

O autor não deve enviar manuscritos simultâneos (ou manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo assunto) para vários periódicos. Da mesma forma, um autor não deve enviar qualquer documento previamente publicado em qualquer lugar para as revistas para consideração.

O autor deve honestamente reunir e interpretar seus dados de pesquisa. Editores,  revisores e leitores têm o direito de solicitar ao autor fornecer os dados brutos da pesquisa por conveniência de revisão editorial e acesso público. Se possível, o autor deve reter esses dados para qualquer possível uso após a publicação.

O autor deve garantir que as obras que ele enviou são originais. Se o autor usou trabalho e/ou palavras por outros, são necessárias citações apropriadas. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento de publicação não ético e é inaceitável.

O autor deve indicar explicitamente todas as fontes que apoiaram a pesquisa e também declarar qualquer conflito de interesses.

O autor deve dar o devido reconhecimento a todos aqueles que fizeram contribuições para a pesquisa. Aqueles que contribuíram significativamente para a pesquisa devem ser listados como co-autores. O autor deve garantir que todos os coautores tenham afirmado a versão final do documento e concordaram em sua publicação final.

O autor deve informar prontamente o editor do jornal de qualquer erro óbvio no seu artigo publicado e cooperar com o editor na retração ou correção do documento. Se o editor for notificado por qualquer outra parte que não seja o autor de que o documento publicado contém um erro óbvio, o autor deve escrever uma retração ou fazer a correção com base no meio de publicação.