FATORES DE RISCO DO SUICÃDIO NAS ESCOLAS
Abstract
: Sabe-se que uma das principais consequências de determinados transtornos mentais e psicológicos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e abusos de drogas constitui-se em um ato agressivo contra si mesmo, o suicÃdio. O mesmo vem perseguindo a sociedade à tempos e visto com diversos olhares diferentes como: Religião, filosofia e psicologia. O suicÃdio vem causando inúmeras mortes em todo o mundo, ocorrendo também com jovens de idade escolar. O presente artigo, intitulado: SuicÃdio na escola: Fatores de risco e depressão, busca através de uma revisão bibliográfica, responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as principais causas contribuintes para o percentual de suicÃdios na escola? Para isso, foi elegido o seguinte objetivo geral: Apresentar alguns fatores de risco associados ao suicÃdio, de forma que haja esclarecimento do assunto abordado. Percebido o objetivo geral, elencou-se os especÃficos: Descrever suicÃdio, utilizando-se de alguns dados que demonstrem sua triste atuação na comunidade; Conhecer os principais fatores que corroboram para o ato suicida em discentes; Discutir sobre depressão. O presente assunto, apesar de tratar-se de um conteúdo de grande relevância à sociedade, não é ainda muito difundido principalmente na comunidade escolar, o que faz com que o artigo, de certa forma, colabore ou ajude de forma positiva na área. Percebeu-se, também, que alguns fatores colaboram para a consumação do ato em adolescentes, como as mudanças fÃsicas, psicológicas e a depressão, podendo ser causados por diversos e diferentes fatores, entre os quais genéticos e situações traumatizantes.
References
CAMPOS ROSA, Josiane; PRETTE, Aparecida; PRETTE, Almir. Relações entre depressão habilidades sociais, sexo e nÃvel socioeconômico em grandes amostras de adolescentes. São Paulo, 20018.
CLAUMANN SALVADOR, Gaia; PINTO ARAUJO, André; SILVA, Diego; PELEGRINE, Andreia. Prevalência se pensamentos e comportamentos suicidas e associações com a insatisfação corporal em adolescentes. Florianópolis, 2017.
GERHARDT, Tatiana (org.); SILVEIRA, Denise (org.); Metodos de pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1º ed. 2009.
VIOLA, Daniela. Vygotsky com Lacan: Considerações sobre a formação dos conceitos na adolescência. Minas Gerais, 2007.