A contribuição do acolhimento na promoção do atendimento humanizado
Resumo
O presente trabalho, produzido a partir de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo mostrar a contribuição do acolhimento na promoção do atendimento humanizado. No contexto atual, as discussões relacionadas à humanização do atendimento em saúde pública mostram-se relevantes. Isto porque se entende que as ações em saúde devem ser calçadas em princípios éticos e morais. E, também privilegiarem a integralidade da assistência e a equidade enquanto princípios. Reconhecida como instrumento de transformação, a humanização foca-se no paciente, elegendo-o como figura central do atendimento, que necessariamente precisa ser humanizado. Intrinsecamente, a humanização também traz consigo uma mudança de paradigma. Reconhece-se que através dela é possível superar o conhecimento parcelar e especializado e, eliminar os resquícios do paradigma cartesiano, que ainda alimenta a supremacia do poder médico, fato que faz com os pacientes dos serviços de saúde continuem sendo vistos como simples doentes a serem tratados. Nos serviços públicos de saúde, tornar o atendimento humanizado é algo necessário. Diante disto, justifica-se toda e qualquer reflexão sobre a humanização no âmbito da saúde pública, visto que trata-se de algo que necessariamente encontra-se associado à promoção dos serviços de saúde com qualidade, privilegiando o paciente, enquanto ser humano, em sua integralidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ROSÉLIA MARIA DE SOUSA SANTOS, IARA DIAS ANTÔNIO, DANIELLY CARNEIRO DE AZEVEDO, VANESSA MIRANDA DA SILVA, CAMILA MARIA CARNEIRO CAMPOS, CLÁUDIA CARNEIRO DE AZEVEDO, JARLAN FERREIRA DINIZ, ALEXANDRE LUTFI LIRA DE ABRANTES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.