Sustainability and transversality in rural schools in Canindé-CE

Authors

  • Luzenir Paiva Maciel de Abreu Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Zilma Sampaio Rocha Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Sângela Maria Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Alexandra Abreu de Sousa Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Gonçalves Marques Rocha Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Mariana Maria Gomes Sampaio Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/2018.v7i1.280

Keywords:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Escolas Rurais, Educação.

Abstract

A pesquisa aborda a importância da integração da educação ambiental ao currículo das escolas rurais, com foco em práticas sustentáveis e na formação da consciência ecológica entre os alunos. Os principais objetivos desta pesquisa integradora foram potencializar práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade nessas escolas, identificar desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar e propor estratégias que fortaleçam a transversalidade da sustentabilidade no ensino. A pesquisa revelou desafios significativos, como a falta de recursos materiais e infraestrutura adequada, além da necessidade de formação continuada dos professores sobre temas de sustentabilidade. No entanto, também foram identificadas oportunidades promissoras, como o potencial educacional do meio rural e a possibilidade de parcerias com organizações e instituições que possam contribuir com recursos e conhecimento técnico. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades enfrentadas, é possível implementar práticas pedagógicas inovadoras que integrem a sustentabilidade em todo o currículo escolar. As estratégias sugeridas incluem a criação de projetos comunitários, a formação de professores e a valorização do ambiente natural como ferramenta pedagógica, com o objetivo de promover uma maior consciência ambiental e preparar os alunos para os desafios ecológicos da região de Canindé-CE.

Author Biography

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acarãº, UVA/UNAVIDA, concluÃdo em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluÃdo em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. PatrÃcio Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. LÃbia de Sousa Conrado Oliveira). Â

References

BARCELOS, Valdo. Mentiras” que parecem “Verdades”.(Re) pensando a Educação Ambiental no cotidiano da escola. A Educação ambiental na escola: abordagens conceituais. Erechim: Edifapes, p. 81-90, 2003. Disponível em: <http://www.uri.com.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/765.pdf#page=81>. Acesso em: 13 mai. 2024.

BOHNERT, Michele Krieger. Retrato da produção científica brasileira relacionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável: uma análise bibliométrica a partir da Scopus (2016 a 2023). Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2024. 257p.

CAMACHO, R. S. O paradigma originário da educação do campo e a disputa de territórios materiais/imateriais com o agronegócio. Revista Nera, n. 50, p. 64-90, 2019.

CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Subsídios para um sistema de informação ambiental no Brasil. Ciência Informação, v. 21, n. 1, 1992. Disponível <http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/462/462>. Acesso em: 14 jul. 2024.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.

CRESPO, Samyra. Educar para a sustentabilidade: a Educação Ambiental no programa da agenda 21. In: NOAL, Fernando Oliveira; REIGOTA, Marcos; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (Org.) Tendências da Educação Ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 211-225.

CRUZ, Ana Cristina Souza da; ZANON, Ângela Maria. AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 25, abr. 2013. ISSN 1517-1256. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3518/2095>. Acesso em: 01 ago. 2024.

DIAS, A. A. S; DIAS, M. A. Educação ambiental. Revista de direitos difusos, v. 68, n. 2, p. 161-178, 2017.

FERRARI, Alexandre Harlei. De Estocolmo, 1972 a Rio +20, 2012: O Discurso ambiental e as orientações para a Educação Ambiental nas recomendações internacionais. 2014. 224f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação escolar). São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2014. Disponível < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/116060/000805924.pdf?sequence=1&isAl lowed=y>. Acesso em: 20 jun. 2024.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2001.

GUIMARÃES, M. Estudo de caso do uso da transversalidade na Educação Ambiental na Amazônia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 5, n. 2, p. 45-58, 2020.

LIMA, M. N. T. A importância da transversalidade na educação ambiental. Periódico Multidisciplinar da Facility Express Soluções Acadêmicas - ISSN: 2676-0428. Acesso em 27 de set. 2024

MAIA, Z. M. G., DE LIMA, S. R. M., DOS SANTOS, E. L. B., DA SILVA CHAGAS, F. N., & DA SILVA, H. T. L. B. (2024). Educação ambiental e sustentabilidade no semiárido potiguar: fortalecendo a agenda 2030 em Mossoró-RN. Geoconexões, 2(19), 45-69.

MATOS, Maria Cordeiro de Farias Gouveia. Panorama da Educação Ambiental brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Rio de Janeiro: UFRJ/ Faculdade de Educação, 2009.

MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A importância da Educação Ambiental para o alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Itajaí, Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIVALI, v. 5, n. 1, p. 118-136, 2014.

MENDONÇA, M. F. de. Educação Ambiental: a transversalidade na prática pedagógica. In: Anais do 1º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação. Uberlândia: EDUFU, 2018.

MIRANDA, A. A. S et al. Educação Ambiental: estudos numa perspectiva para uma sociedade sustentável no município de Manaus. Manaus: EDUA, 2004.

PAPROSQUI, J. As políticas públicas educacionais para educação do campo: o caso de escolas em assentamentos de reforma agrária do município de Santana do Livramento/RS. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

PAVINI, G. C. Dilemas da Educação do Campo em vários espaços e tempos. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Centro Universitário de Araraquara, Araraquara, 2019.

REIGOTA, Marcos Antônio dos Santos. O que é Educação Ambiental. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

REINACH, M. H. de M. Educação do Campo em perspectiva: contribuição para uma história das elaborações pedagógicas de movimentos sociais do campo (1950-2010). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2022.

RODRIGUES, R. B.; DE COUTO, H. R. F. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educ. Form., v. 5, n. 13, p. 113-131, 2020.

ROOS, A.; BECKER, E. L. S. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.5, n.5, p.857-866, 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/223611704259.

SANTOS, C. J. Gestão pública e sustentabilidade: a aplicabilidade do “Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P” a partir da análise da política educacional do município de Caxias/MA / Jefferson Santos da Conceição. -- 2022.

SANTOS, C. V. Sequência didática sobre educação ambiental em turma do 6°ano: em busca da sensibilização ambiental. Universidade Federal do Pernambuco, Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia. 2022.

SANTOS, P.; VINHA, J. F. S. C. Educação do/no campo: uma reflexão da trajetória da educação brasileira. Araraquara: UNIARA, 2018.

SANTOS, V. O. et al. A formação docente em educação e Agroecologia: relato das ações da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto no Extremo Sul da Bahia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 26, p. e7-e7, 2022.

SCHOLLMEIER, A. M. da L. Educação ambiental com turmas da EJA: desafios interdisciplinares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Ambiental) - Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

SEVERIANO, ÉRICA; SALDANHA, B. A Educação ambiental e a sustentabilidade no contexto do semiárido: um estudo de caso em uma escola pública do município de Guamaré-RN. Geografia Grapiúna, v. 4, n. 5, p. 12-27, 2 jul. 2024.

SILVA, J. B. da. Concepção ambiental dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da zona rural do município de Lagoa da Canoa-AL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2021.

SORRENTINO, Marcos et al. Educação Ambiental como política pública. Educação e pesquisa, n. 2, p. 285-299, 2005. <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2> Acesso em: 13 jun. 2024.

SOUZA, Maria das Graças Gomes. Histórico da Educação Ambiental no Brasil, 2011. 21p. Monografia (Licenciatura em Biologia) – Brasília: Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás, 2011. Disponível <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1929/1/2011_MariadasGracasGomesdeSouza.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2024.

SILVA, Roberta Morais. A educação superior e seu papel de relevância no desenvolvimento econômico e social das nações. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 9, p. 2157-2171, 2024.

TORRES, V. P., CAZANE, A. L., DERÓBIO, R. S., & DA CRUZ, L. A. O.. A proeminência das cooperativas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2(1). (2024)

URBAN, Teresa. Missão (quase) impossível: aventuras e desventuras do movimento ambientalista no Brasil. Editora Peirópolis, 2001.

Downloads

Published

2024-10-19

How to Cite

Abreu, L. P. M. de, Medeiros, A. C. de, Silva, R. J. N. da, Rocha , M. Z. S., Santos, S. M. P. dos, Sousa, M. A. A. de, Rocha Filho, G. M., Sampaio, M. M. G., Maracaja, P. B., & Chaves, A. D. C. G. (2024). Sustainability and transversality in rural schools in Canindé-CE. Journal of Agroindustry Systems, 7(1), 253 –. https://doi.org/10.18378/2018.v7i1.280

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>